PUBLICIDADE

MT economiza R$ 1,3 milhão com sistema de controle da frota da segurança

PUBLICIDADE

O Sistema de Gerenciamento de Manutenção de Frota (Sismaf), que modernizou o sistema de controle de manutenção dos veículos a serviço da Segurança Pública em Mato Grosso, já gerou uma economia de R$ 1,3 milhão em manutenção em 2012 na comparação com 2011. O sistema foi criado no ano passado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O Sismaf possibilita o controle on-line da frota desde o momento da aquisição ou locação dos veículos e equipamentos até o processo final de devolução ou leilão do bem. O sistema foi criado pela equipe de Tecnologia da Informação do Núcleo Sistêmico Segurança da Sesp, após um estudo minucioso do funcionamento da frota da segurança, que atualmente é composta por 2.120 veículos.

O programa possibilita ainda o controle dos abastecimentos e manutenções. De acordo com a secretária-adjunta do Núcleo Sistêmico Segurança da Sesp, Sirlei Theis de Almeida, o sistema possui vários níveis de acesso, tanto para consulta quanto para a inserção de informações da oficina. "O Sismaf assegura agilidade mas, principalmente, impede que falhas ocorram durante os procedimentos. Antes, tudo era feito de forma manual".

A secretária-adjunta ressalta ainda que a ferramenta permite que a informação seja filtrada de forma que apenas aqueles com níveis de acesso mais elevados tenham conhecimento de todo o processo, diminuindo assim, a possibilidade de fraudes ou de ingerências no controle da frota da segurança. "Nosso foco é melhorar a gestão. E por meio desse sistema podemos garantir total controle da frota, seja pelo secretário, seja pelo governador ou por órgãos de controle, como a AGE e o TCE, que a partir de agora terão as informações on-line", destacou Sirlei.

Segundo o coordenador de Transportes do Núcleo Segurança, tenente-coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, essa é a ferramenta que faltava para que a gestão da frota fosse feita de forma a possibilitar o monitoramento seguro e à prova de falhas.

"Hoje, mesmo na rua, aqueles que estiverem cadastrados no sistema poderão checar uma viatura através de um smartphone, tudo on-line e em tempo real. Vai ser possível saber, por exemplo, quando foi trocada a última peça daquele veículo e que peça foi essa. Com isso, poderemos gerir a frota com mais transparência e controle e poderemos ter informações precisas para fornecer à AGE e ao TCE", afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE