As rotas dos Ligeirinhos Paiaguás, tanto a interna quanto a externa, sofrerão alterações a partir do dia 7, devido às obras que serão realizadas na Avenida do CPA para a construção do Viaduto da Sefaz, obra que integra o pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá. A mudança na rota interna será o sentido que o micro-ônibus irá fazer.
Saindo da Praça das Bandeiras, o veículo seguirá o novo fluxo do trânsito no Centro Político Administrativo, passando a rua ao lado da praça, entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Escola dos Servidores do Poder Judiciário, virando a esquerda na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e seguindo reto até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde irá virar a direita em direção às Secretarias de Cidades (Secid) e de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Assembleia Legislativa e Palácio Paiaguás.
Com isso, depois do ponto na Praça das Bandeiras, as próximas paradas serão na esquina da Sema e da Famato. Portanto, o ponto do Ligeirinho – Rota Interna, que ficava em frente a Secretaria de Fazenda (Sefaz) passará a ficar na esquina da Famato.
Os próximos pontos permanecerão da mesma forma, mudando apenas o lado da rua devido a inversão do sentido da rota do Ligeirinho Paiaguás – Rota Interna.
Já na Rota Externa, a única alteração na rota do micro-ônibus se deve a interdição da Avenida do CPA. Com isso, o veículo seguirá o fluxo normal do trânsito, utilizando o desvio indicado pela Secopa. A Secretaria de Estado de Administração (SAD), responsável pela manutenção do micro-ônibus, alerta aos usuários do transporte para eu fiquem atentos as mudanças da rota e também aos pontos de parada.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), criou a linha de ônibus gratuita (Ligeirinho Paiaguás) em 2004, para facilitar o acesso das pessoas à sede do Governo. Em junho de 2008, o serviço foi expandido sendo criada uma nova linha, a rota externa, que dá acesso a Assembleia Legislativa, Superintendência de Escola de Governo, Detran e Fórum de Cuiabá.