A prorrogação do prazo para o término das obras da rede de esgoto segue indefinida. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAES), Juventino Silva, disse, ao Só Notícias, que a dificuldade dos empreiteiros em contratar mão de obra para que a revisão seja feita, e a incompatibilidade de agendas tem interferido na definição do novo cronograma. A expectativa é o que no mais tardar, uma decisão saia na primeira semana de janeiro.
Um dos motivos para o reajuste no cronograma, previsto inicialmente para ser concluído em agosto do ano que vem, foi a desaceleração no ritmo dos trabalhos, por conta das chuvas, que acabaram interferindo no planejamento inicial. Neste período, as obras continuam mas em um ritmo lento, sendo dada prioridade às construções da estação de tratamento e das estações elevatórias.
Um último balando parcial do Saaes aponta que desde quando iniciadas as obras, ano passado, 20% delas já foram concluídas, sendo feitos 22 mil metros de rede coletora; 1.335 ligações prediais; 5.142 metros de coletores troncos e 1.845 linhas de recalque. Também já está praticamente concluída a casa de química da estação de tratamento e foi iniciada a construção da estação elevatória 5, na perimetral norte.
Conforme Só Notícias já informou, o projeto da rede, em todo quadrilátero central da cidade, está orçado em mais de R$ 39,6 milhões com instalação de 206 mil metros quadrados de rede coletora e cinco estações elevatórias. São mais de 12 mil ligações imediatas.