Mato Grosso apresenta uma das maiores taxas de conflitos no campo. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2012 foram 23 conflitos e, em 2013, 33. Diante de um complexo cenário socioeconômico, o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade Federal de Mato Grosso (NERU-UFMT) reúne pesquisadores, movimentos sociais e profissionais de diferentes ruralidades para debater “O universo rural mato-grossense na sua diversidade: Interpretações, Práticas, Políticas e Conflitos Socioambientais”. O seminário acontece entre os dias 9 e 12 dezembro, no auditório da Economia, no campus de Cuiabá, e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo blog http://neruufmt.blogspot.com.br/.
Os números crescentes de conflitos rurais são expressivos de um contexto que deve ser amplamente discutido na universidade e junto dos movimentos sociais. O objetivo do evento é debater e aprimorar as pesquisas sobre processos sociais de forma multidisciplinar e ainda oferecer espaço de discussão e articulação aos envolvidos movimentos sociais.
A programação contará com oito mesas redondas, em que expositores convidados apresentarão os temas: Territórios e Identidades: populações tradicionais, quilombolas e indígenas; Perspectivas e debates sobre os contextos rurais; a luta pela terras ancestrais, saberes da população tradicional e a cultura popular; gênero, geração e políticas públicos dos contextos rurais. Haverá uma Conferência de Abertura e três palestras.