Pelo menos 850,9 quilômetros de trechos de rodovias estaduais estão em processo de licitação para concessão pública, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu). Ao todo, a quilometragem citada compreende dez rodovias estaduais, como as MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga, a MT-246 e a MT-100, na região entre Alto Araguaia e Alto Taquari.
A continuidade das licitações deve ser tocada na gestão do futuro governador eleito Pedro Taques (PDT) tendo em vista a proximidade do final do mandato do atual governador Silval Barbosa (PMDB). O levantamento ainda aponta que 608,7 quilômetros de rodovias de Mato Grosso já estão sendo administrados pela iniciativa privada, uma vez que essas concessões, segundo a Setpu, já estão implantadas. O trecho de 141,6 quilômetros entre as rodovias MT-242, 493 e 140, que liga Sorriso a Nova Ubiratã e a Boa Esperança do Norte, por exemplo, está sob responsabilidade da empresa Intervias. De todas as concessões em vigor apontadas no levantamento, esse trecho é o que possui tarifa de pedágio mais cara. O valor cobrado é de R$ 7,20.
Já a concessionária Mudança, responsável por administrar trecho que compreende os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Ana Terra, cobra o menor valor de pedágio: R$ 5,10. No entanto, os 148,33 quilômetros sob sua administração possuem duas praças de pedágio. Segundo a secretaria, as rodovias que devem ser concedidas à administração privada, sob cobrança de pedágio, foram avaliadas em um estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira e social para concessão.
A concessão rodoviária é uma medida buscada como alternativa à insuficiência de recursos para atender a demanda de recuperação, melhoria, manutenção e expansão dos 30 mil km de rodovias mato-grossenses. Aproximadamente 6,2 mil km são pavimentados.
Além das concessões, o governo do Estado realiza o maior programa de pavimentação já feito em Mato Grosso, o MT Integrado. A previsão é de que a primeira obra do programa seja inaugurada agora em dezembro. O projeto prevê a construção de pelo menos uma via pavimentada, que garantirá ligação com Cuiabá.
A entrega das rodovias estaduais á iniciativa privada sofreu uma interrupção depois que o governador Silval Barbosa resolveu colocar no ‘pacote’ a concessão da rodovia MT-251, que liga o município de Chapada dos Guimarães com Cuiabá. houve mobilização por parte da sociedade civil organizada, que contou com o reforço do deputado José Riva (PSD), que se posicionou contrário à medida por se tratar de uma estrada parque.