O governador Silval Barbosa (PMDB) sancionou um projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), reconhecendo a música gospel “e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas”, como manifestação cultural do Estado. A lei passa a vigorar a partir de hoje.
A partir de agora, movimentos e grupos locais de música gospel podem ser beneficiados com o Fundo Estadual de Fomento à Cultura, que tem por objetivo “proporcionar suporte financeiro às atividades culturais que tenham por finalidade estimular e fomentar as políticas e o desenvolvimento artístico-cultural do Estado de Mato Grosso”.
Luciane defendeu que a inclusão é “de suma importância, pois irá fazer justiça a esse significativo movimento cultural, de católicos e evangélicos. Vai estimular ainda mais a difusão da música religiosa no Brasil e consequentemente em Mato Grosso”.
A lei é semelhante a uma sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), em 2012, que também reconhece a música gospel como manifestação cultural em âmbito nacional.