A 1ª Caminhada Troque a Violência pela Violeta foi realizada, esta manhã, com início na praça CEU Mestiço Dorival Brandão, no bairro Novos Campos. O ato faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas dentro da campanha referente ao “Dia Internacional da Não Violência conta a Mulher”, celebrado hoje. Este ano o tema escolhido foi “Troque a Violência pela Violeta”.
Participaram do ato equipes do NASF, CREAS e CRAS. As mulheres e os homens que estiveram presentes receberam informações sobre o assunto. “O propósito desta campanha é mostrar para a sociedade que existem entidades preparadas para amparar a mulher vítima de violência”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Heloisa Helena Volpato.
Ela afirma que para a mulher “denunciar, precisa ter muita coragem e também, ao mesmo tempo, se sentir amparada. A partir do momento em que ela fizer a denuncia as ameaças vão aumentar, então queremos mostrar para a mulher que estamos aqui para apoiar atitude que ela tomar”.
Vale lembrar que o dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, no primeiro encontro feminista da América Latina e Caribe realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, em 1981. Esta data é lembrada mundialmente por ter sido quando, no ano de 1960, o maior ato de violência já cometido contra mulheres colocou fim à vida das irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, que lutavam pela solução de problemas sociais do país.