O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) fará, neste sábado, evento comemorativo aos 30 anos da entidade, que tem demonstrado ao longo dos anos, uma história de compromisso com o setor de base florestal e com as cidades da região Norte. Estará homenageando nomes do segmento e comemorando com associados e convidados o aniversário e as conquistas do setor. O evento acontece no salão Nereu Pasini, a partir das 21h.
Os ex-presidentes do sindicato serão homenageados pelo trabalho que prestaram ao setor. Outras 30 pessoas que também marcaram a história serão lembradas. O presidente do Sindusmad, Gleisson Tagliari, apontou que a intenção de homenagear nomes que fizeram a história desse sindicato já era sonhada pela gestão. “Estamos honrados de que nesses 30 anos de história nossa equipe esteja à frente da festa para agradecer a todos que construíram o nome Sindusmad”, disse, através da assessoria.
O evento trará aos convidados apresentações culturais, com exibições de dança, e o lançamento do livro “Sindusmad – 30 anos de compromisso com a floresta” escrito pela jornalista Cristiane Oliveira. “O livro é uma homenagem ao setor contando a história da instituição, que se funde à história de Sinop e de Mato Grosso. São tantas informações e memórias que não devem ser esquecidas, e o livro vem pra isso, para que todos conheçam o percurso que o Sindusmad trilhou”, disse a autora.
Dentre as conquistas que contaram com o apoio do Sindusmad estão: construção da sede do Corpo de Bombeiros; os movimentos pela vinda do “linhão” para a cidade; a instalação do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a oferta de educação e saúde às indústrias; e as mudanças em decretos que dificultavam o trabalho no setor de base florestal, como a proibição da saída de madeira em toras dos municípios de Claúdia e Vera.