O prédio da antiga escola técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) foi vistoriada, esta manhã, por engenheiros e arquitetos. Este local passará a ser a sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no município. Porém, antes, será necessário pintura, reparos de manutenção na parte elétrica, hidráulica e telhado.
De acordo com o coordenador da equipe, engenheiro civil José Luís Malheiros de Oliveira, o prédio está em boas condições, porém, necessita de pequenas intervenções para garantir a segurança dos alunos e deixá-lo dentro do padrão do IFMT.
Efetivamente em Lucas do Rio Verde desde outubro deste ano, a instituição se prepara para oferecer os cursos de pós-médio já no segundo semestre de 2015 e de ensino médio integrado a partir de 2016. “Com pequenas obras de adequação, a estrutura que nós temos hoje dá pra atender as primeiras turmas. Só que a partir de 2016, precisaremos de mais espaço. Daí a necessidade de planejar a ampliação do número de salas de aula, laboratórios e outros espaços de convivência que fazem parte do IFMT”, explicou o engenheiro.
Depois de finalizado, o relatório será encaminhado a reitoria do instituto. O documento servirá como base para que a instituição conheça as instalações e busque recursos para dar início as obras de ampliação, previstas para maio do ano que vem.
Assim como contribui decisivamente para a instalação do IFMT em Lucas do Rio Verde, o presidente do Legislativo, vereador Airton Callai (PSD), se comprometeu em ajudar a buscar recursos para garantir as obras de ampliação do campus.
“Iremos cobrar do instituto em Brasília e Ministério da Educação. Eu e o prefeito Miguel Vaz iremos à Capital Federal na próxima semana para tentar garantir no orçamento do IFMT mais recursos para a construção do novo prédio. E buscaremos também as parcerias necessárias para que a gente possa ter o máximo de cursos disponíveis em Lucas do Rio Verde, garantindo aos nossos jovens a oportunidade de ingressar em um curso técnico de qualidade e mudar de vida”.