PUBLICIDADE

Detran deve promover adequações em unidade de cidade de MT

PUBLICIDADE

O Poder Judiciário deferiu pedido de antecipação dos efeitos da tutela, em ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, que obriga o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), no prazo de 15 dias a dar início às obras de manutenção e reparo do prédio onde se encontra instalada a 43ª Ciretran de Jauru . Entre outros itens, a reforma prevê a colocação de portas, cercas elétricas e elevação da altura do muro do pátio do prédio.

Na decisão, a Justiça determina ainda que no prazo de trinta dias seja feita a contratação de um vigia noturno para assegurar a segurança dos bens depositados no interior da unidade. Na hipótese de descumprimento das obrigações a multa estabelecida é de R$ 1 mil por dia, a ser revertido em prol do Fundo de Reparação de Direitos Difusos e Coletivos.

Conforme o promotor de Justiça Saulo Pires de Andrade Martins, nos últimos meses chegaram a Promotoria de Jauru diversas denúncias sobre reiterados furtos de motocicletas e peças automotivas sem que os autores dos roubos tivessem tido qualquer tipo de dificuldade para extrair o material do pátio.

O promotor explica que o diretor da Ciretran local, Gilson Souza Araújo, foi oficiado pelo MPE e confirmou a falta de estrutura na unidade. Na ocasião ele relatou que a situação é grave e que além dos fatos já apontados pelo Ministério Público existe ainda o problema na parte elétrica do prédio.

“Segundo a Carta Republicana de 1988, é de competência também dos Estados zelar pela guarda da Constituição pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, assim como conservar o patrimônio público o qual no caso em apreço certamente encontra-se alijado de qualquer proteção ofertada pelo Governo”, afirmou o promotor.

De acordo com o promotor, a ação foi proposta tanto em desfavor do Detran, por se tratar de autarquia estadual, ente pertencente à Administração Pública Indireta, tendo autonomia, patrimônio e receitas próprias, como contra o Estado de Mato Grosso, que como ente controlador e fiscalizador do DETRAN, responde ao menos subsidiariamente em caso de impossibilidade patrimonial do ente primário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE