Os recuperandos da cadeia de Alta Araguaia confeccionaram camisetas para os servidores do Judiciário das comarcas de Alta Garças e Alto Araguaia. A edição especial produzida na unidade faz alusão ao Outubro Rosa, movimento comemorado em todo o mundo que visa lembrar as pessoas sobre a constante luta contra o câncer de mama. A iniciativa partiu do juiz da comarca dos dois municípios, Pedro Davi Benetti.
O trabalho realizado em parceria entre Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Poder Judiciário e prefeitura, que doou as camisetas, objetiva dar condições de igualdade para estes cidadãos. “Eles vão precisar destas qualificações quando retornarem para o mercado de trabalho; quanto mais se mostrarem dispostos a trabalhar, a diminuir suas penas, mais chances eles terão de encontrar um trabalho lá fora”, analisa o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.
O gestor estadual conta que a Sejudh sempre busca parceiros para trabalhar a ressocialização dos recuperandos de forma a reintegrá-los à sociedade. Instituições como a prefeitura, órgãos do Poder Judiciário e os que integram o Sistema SM, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para ficar em alguns exemplos, têm colocado seus serviços à disposição do Estado.