Já estão escolhidos os desembargadores que vão compor quatro das oito Comissões Permanentes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante a gestão 2015/2016. A eleição ocorreu durante reunião do Tribunal Pleno, ontem. O desembargador Rui Ramos Ribeiro se manteve na Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno e agora será acompanhado pelas desembargadoras Maria Aparecida Ribeiro e Serly Marcondes. Esta comissão é responsável por propor emendas às normas existentes e opinar em processos administrativos quando consultada pelo presidente ou corregedor.
Já a Comissão Permanente Técnica de Concurso será integrada pelos desembargadores Orlando de Almeida Perri (atual presidente), Márcio Vidal (atual vice-presidente) e Alberto Ferreira de Souza, que permanece na comissão. Dentre as atribuições desta equipe está organizar o preenchimento das vagas existentes no quadro da magistratura, das serventias e demais cargos da Justiça de 1ª Instância e da Secretaria do Tribunal, dentre outras.
A Comissão Permanente de Planejamento de Atividades Programáticas do Poder e de Racionalização dos Serviços Judiciários será composta pelos desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha, João Ferreira Filho e Gilberto Giraldelli. Dos três magistrados, apenas João Ferreira Filho já compunha a comissão. Dentre as atividades desta comissão está a responsabilidade da elaboração de planos de ação administrativa anual e plurianual, objetivando melhorar o exercício da atividade fim na Primeira e Segunda Instância.
Na Comissão Permanente de Orçamento e Assuntos Financeiros permanecem os desembargadores Guiomar Teodoro Borges e Dirceu dos Santos, os quais serão acompanhados pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva. Este grupo supervisiona a elaboração da proposta orçamentária anual do Tribunal e acompanha a tramitação, apreciação e aprovação da proposta orçamentária do TJ.
Juizados Especiais – Durante a mesma sessão, o Pleno do TJMT escolheu o desembargador José Zuquim Nogueira para presidir o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso para o biênio 2015/2016. Atualmente, o conselho é comandado pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Esmagis – O Tribunal Pleno escolheu também os desembargadores que vão dirigir a Escola Superior da Magistratura. A desembargadora Marilsen Andrade Addario será a diretora e a desembargadora Serly Marcondes foi eleita vice-diretora. Os seis conselheiros são os desembargadores Marcos Machado, Márcio Vidal, Rondon Bassil, Luiz Ferreira, Cleuci Terezinha e Nilza Pôssas.