PUBLICIDADE

Secretaria lança projeto visando diminuir trotes para o Samu

PUBLICIDADE

Com o objetivo de diminuir o número de trotes realizados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 na região metropolitana, a Secretaria de Estado de Saúde lança no dia 15 de outubro o Projeto Samuzinho e a diplomação da 1ª Turma de alunos. O objetivo é repassar informações ao público jovem sobre os serviços da unidade.

O projeto piloto capacitou 76 jovens de 6 a 14 anos, filhos dos profissionais do SAMU 192, das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé que estudam em escolas estaduais, municipais e particulares destes municípios. A intenção é institucionalizar o projeto e firmar parcerias com as secretaria de Educação do Estado e dos municípios de Mato Grosso.

O diretor geral do SAMU, João Tatsuro Katsuyama Júnior, explica que o projeto foi idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192, por acreditar no potencial do jovem como agente de apoio e propagador da informação. “Conscientizar os jovens sobre a importância do SAMU é o primeiro passo na tentativa de reduzir o número de trotes passados ao telefone 192. Para capacitar os jovens, utilizamos técnicas lúdicas e vídeos no aprimoramento do aprendizado”.

Os alunos do curso receberam conhecimentos sobre Noções Deveres e Direitos do Cidadão, Civismo, Anatomia e Fisiologia Básicas, Vida Preventiva, Mundo das Drogas, Leis de Trânsito, Primeiros Socorros, Emergências Clínicas e Emergências Traumáticas. Receberão informações sobre as viaturas e sobre o funcionamento da Central de Regulação e os equipamentos utilizados no trabalho do SAMU 192.

As aulas do projeto foram realizadas na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e a metodologia utilizada foi a participativo-interativa e o aprendizado por significados, onde foi observado o nível de conhecimento das crianças a respeito do atendimento de urgência, a forma correta de acionar o serviço de emergência, identificação de situações de urgência e a participação em palestras sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar.

Após a conclusão do curso, os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos em suas escolas, além de participar de eventos oficiais, sempre supervisionados pelos instrutores do projeto Samuzinho. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE