Cerca de 10% dos documentos de identidade solicitados no Estado são pedidos com urgência no Instituto de Identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), fato que pode gerar o atraso na entrega de outros 14.164 documentos solicitados ao mês. A avaliação é do diretor metropolitano de identificação civil, Aílton Silva Machado, observando que a maioria dos casos de urgência são requisitados por motivo de viagem. Segundo ele, a principal causa é a desinformação quanto aos critérios de fiscalização de documentação exigida pelos países de destino.
“É importante o planejamento adequado do cidadão que pretende viajar para o exterior, pois há países que exigem a apresentação de passaporte, outros, que aceitam a carteira de identidade, porém com prazo de validade definido de até dez anos, a exemplo dos países da América do Sul. Muitos se atentam a estes detalhes somente na véspera da viagem, o que pode gerar transtornos’’, observou. Mesmo atendendo aos casos de extrema necessidade, o diretor ressalta que a agilidade dos serviços depende também do planejamento do cidadão, que deve contabilizar o prazo de 15 a 30 dias para a entrega do documento.
Para a emissão do documento de identidade é necessária a realização de diversas rotinas processuais que começam na solicitação do documento em um dos postos de identificação civil e passa pelos setores de conferência, análise e confronto, validação no Centro de Processamento de Dados, impressão e finalmente a entrega. “Todo o processo envolve o trabalho de cerca de 55 profissionais entre Papiloscopistas, Agentes de Desenvolvimento Econômico e Social e estagiários’’, destacou. Neste ano de 2014 a Diretoria Metropolitana de Identificação Civil fez a entrega de mais de 127.480 carteiras de identidade emitidas em todo o estado, o que corresponde ao atendimento de 94% da demanda.
A instituição estuda a implantação do sistema biométrico de identificação, além da padronização de procedimentos, conforme os mesmos critérios adotados pela Polícia Federal, o padrão ICAO para fotografias, que determina o tamanho, enquadramento, a proximidade e outras características da foto 3×4 utilizada no documento. A expectativa, segundo o diretor, é que as medidas possam trazer mais agilidade e segurança aos serviços, além do aumento de efetivo com a realização de concurso público.
O Ministério das Relações Exteriores orienta que é importante se certificar junto à Embaixada ou Consulado do país para onde for viajar quais são os critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros, dependendo do objetivo da viagem. Veja as orientações da Polícia Federal sobre os documentos exigidos para a obtenção de passaporte através do link. Mais informações sobre a emissão de documentos de identidade podem ser obtidas através do telefone 3613-1220 ou pessoalmente nos postos de identificação localizados Ganha Tempo – Praça Ipiranga, na Assembleia Legislativa, e em Várzea Grande na Av. São Paulo, anexo à Delegacia Municipal.