É mato-grossense a primeira colocada no concurso de redação Jovem Senador 2014. Nathália Lima Janones, de Cáceres, tem 17 anos e cursa o 3º ano do ensino médio na escola União e Força. Ela enviou ao Senado a redação com o título “Uma educação que transforma” e esta foi escolhida a melhor, entre outras 50 mil redações, selecionadas pela comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
“Na minha redação, procurei mostrar a realidade que vivo em Cáceres. Se eu fosse senadora, investiria em muitas áreas e buscaria transformações, como saúde, meio ambiente e educação. Convivo diariamente com defeitos educacionais. Então, busquei colocar o erro e sugeri soluções para eles. Apontei o que deveria ser mudado na grade de ensino, como gerenciamento político e financeiro, para que as pessoas, além das matérias já existentes, tenham um ensino de vida, para uma formação cultural”.
Além da premiação individual, que é um laptop, medalha e certificado, Nathália garantiu outros quatro computadores para serem utilizados por todos os alunos da Escola União e Força.
Para o senador Blairo Maggi, os textos encaminhados ao concurso demonstram um significativo envolvimento de alunos do ensino médio na realidade política do País. O tema sugerido aos participantes, e que motivou a participação de cerca de 50 mil alunos, foi: ‘Se eu fosse senador’. “Melhor que a iniciativa da Casa é ver a motivação desses alunos. Adolescentes dispostos a participarem do debate político, da elaboração de leis e da discussão de temas relevantes ao País. Nathalia colocou Mato Grosso no primeiro lugar desse ranking, e, certamente, terá muito a colaborar em novembro, quando atuará como ‘jovem senadora’, em Brasília”, comemorou.
O concurso selecionou 27 finalistas, sendo um representante de cada estado brasileiro. A concorrência contou com 103 mil inscritos.