PUBLICIDADE

Cuiabá: diagnóstico dos viadutos e trincheiras terá laudo de segurança e manual de manutenção

PUBLICIDADE

A empresa contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para elaborar laudos de segurança de 13 viadutos e trincheiras construídos em Cuiabá e Várzea Grande também vai entregar manuais de manutenção dessas obras. Foi o que anunciou, hoje, em reunião na sede da pasta, o diretor da empresa contratada, professor Pedro Afonso de Oliveira Almeida. Segundo ele, os laudos não ficarão apenas na análise e execução dos projetos. A vistoria técnica também realizará exames físicos, com extração de amostras de concreto e aço. A avaliação das obras por empresa independente foi determinada pelo TCE-MT.

O diagnóstico final de cada obra informará se inexiste problemas estruturais ou, no caso de falhas, qual será a solução: redução da carga limite, reforço da estrutura ou demolição. A empresa Laboratórios de Sistemas Estruturais Engenharia é especialista em trabalhos desse tipo e atua desde o início dos anos 2000, realizando trabalhos no Brasil e em outros países. O diretor Pedro Almeida é professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Segundo ele, a vistoria será completa.

A apresentação da metodologia e plano de trabalho foi feita na sede da Secopa para o conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), dos Ministérios Públicos estadual e federal, da Controladoria Geral da União (CGU), da Auditoria Geral do Estado (AGE), do DNIT e diretores da própria Secopa. A reunião foi organizada pelo secretário de Estado Maurício Guimarães. O conselheiro Antonio Joaquim ficou satisfeito com a apresentação e reconheceu o esforço do secretário para atender a determinação do TCE.

Conforme o professor Pedro Almeida, serão instalados sensores em todas as obras, para a realização dos testes de desempenho. Além das equipes de campo, serão feitas análises das amostras em laboratório na sede da empresa, em São Paulo. O trabalho será realizado em prazo de 90 dias. A primeira vistoria já começou na trincheira do Santa Rosa.

O conselheiro Antonio Joaquim foi informado durante a reunião que a Secopa já iniciou as obras de contenção da encosta no morro às margens do viaduto do Despraiado. Segundo o secretário Maurício Guimarães, as obras começaram na quinta-feira da semana passada. Essa providência também foi determinada pelo TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE