PUBLICIDADE

Nortão: companhia inicia instalação de gerador da Usina Teles Pires

PUBLICIDADE

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires deu início ao processo de descida e instalação do primeiro rotor de gerador da Usina Teles Pires, em Paranaíta (55 quilômetros de Alta Floresta). Este componente é unido a roda da turbina, que ao receber a água do rio dará início aos movimentos giratórios que criam um campo magnético e induz a corrente elétrica para o estator (equivalente à bobina de um motor). Essa carga elétrica será transferida pela rede elétrica e distribuída para as fábricas, residências e outras unidades consumidoras.

É a maior peça em dimensão e peso da unidade geradora, com cerca de sete toneladas, 2,6 metros de altura e 16,5 de diâmetro. A operação de descida durou cerca de quatro horas e meia e envolveu dezenas de profissionais.  Para fixar o rotor foram necessárias duas pontes rolantes com capacidade de carga de 450 toneladas cada.

De acordo com o gerente técnico da usina, Túlio Machado, a instalação do equipamento significa um grande avanço, pois caracteriza os estágios finais da montagem eletromecânica da primeira unidade geradora.

Após a descida, foi iniciado o trabalho de ajuste no poço do gerador com a interligação de 96 polos do rotor ao sistema de excitação da máquina. A previsão é que até abril de 2015 as cinco unidades de geração da casa de força recebam os rotores dos geradores.

A fabricação do rotor durou cerca de dois meses. Por conta da sua dimensão, a peça foi transportada da fábrica da Voith em abril/2014 até o canteiro de obras da UHE Teles Pires, em Paranaíta, em quatro partes separadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE