O vídeo produzido pela dupla de humoristas mato-grossenses Tchó e Béppi, intitulado “Programa Eleitoral”, publicado no último dia 8, registrou número recorde de visualizações na página do Facebook do Só Notícias. A produção teve mais de 1,4 milhão de pessoas alcançadas – usuários da rede social e compartilhada por aproximadamente 22 mil pessoas. Para o diretor do Só Notícias, Marcos Azevedo, o humor inteligente e a linguagem simples são fortes atrativos do vídeo. “O número de acessos alcançados é surpreendente. A dupla está sempre ligada nos assuntos atuais. O humor inteligente, agradável, com um texto fácil de ser compreendido fez com que o vídeo ‘bombasse’ na nossa página”, destacou.
O sucesso da publicação revela outro fator, que o público também se interessa por assuntos divertidos e não somente pelos relacionados a notícias sobre violência ou aspectos negativos. “Os leitores gostam muito de assuntos positivos, agradáveis e a dupla Tchó e Béppi consegue levar, com muita competência, alegria para milhares de pessoas que estão navegando diariamente em Só Notícias. Os números alcançados demonstram que o público gosta de entretenimento, humor e outros assuntos bons”, complementou o jornalista. Semanalmente, Só Notícias divulga um programa dos italianos.
O professor de Jornalismo Online, José Roberto Gonçalves, analisa o Facebook com uma rede social revolucionária, entre as que mais têm usuários cadastrados e ativos em todo o mundo. “No Brasil, a rede atinge pessoas de todas as classes sociais, cada uma com seu interesse e isso torna a comunicação extremamente rápida. Foi-se o tempo em que se esperava o jornal impresso no dia seguinte ou a reportagem da TV no jornal da noite para saber o que está acontecendo no mundo, a internet já tomou esse lugar", apontou.
Ainda segundo o professor, a sátira feita por Tchó e Béppi retrata o sentimento que os eleitores têm em relação aos candidatos no período eleitoral. “O brasileiro está acostumado a ver candidatos com propagandas sérias, mas que promovem tamanhas besteiras nos cargos, incluindo a corrupção e candidatos que já fazem palhaçada desde a campanha. Dessa forma, acho que uma sátira como esta feita por Tchó e Beppi retrata o sentimento que o público tem em relação aos candidatos, ou seja, prometem e não cumprem e nós nos taxamos de trouxas ou não fazem promessa alguma, mas também não agregam propostas. Esse casamento entre política e humor descontraído se torna uma válvula de escape para satirizar a própria política e os candidatos e quando o trabalho é bem feito, o humor é retransmitido boca a boca ou like a like”, observou Gonçalves.
O vídeo dos italianos foi criado e produzido pelo intérprete do personagem Béppi, Fabiano Mezzacasa e editado por Tiago Souza. A produção teve por objetivo satirizar alguns candidatos que aparecem no horário eleitoral, imitando a falta de jeito frente às câmeras, a maneira de falar e inserindo um plano de governo engraçado baseado em fatos simples que os “colonos” estão habituados, como explica o humorista. “O intuito da produção foi mostrar que atualmente qualquer ‘maluco’ como Tchó e Béppi pode aparecer num programa eleitoral, que é algo sério, para pedir voto. O que acho mais grave é que em forma de ‘voto de protesto’ muitos acabam influenciando no resultado do processo eleitoral. Acredito que o vídeo possa fazer muitas pessoas, que ainda acreditam na política, pensarem bem na hora de definir o voto”, informou Mezzacasa.
O intérprete do Béppi, afirma que a dupla não tem pretensões políticas e que o vídeo foi feito com muito cuidado e responsabilidade para não atrapalhar o processo eleitoral. “Inventamos um partido que não existe e nem colocamos número para não confundir a cabeça do eleitor. Acredito que o sucesso do vídeo está tão grande devido a falta de boas opções que temos hoje na política brasileira”, acrescentou o humorista.
Assista novamente
Segundo episódio – Tchó e Beppi pedem votos