Estão confirmados investimentos de R$ 300 mil na compra de máquinas que serão utilizadas para o funcionamento do centro de triagem de materiais recicláveis, o Ecoponto. Serão adquiridas uma prensa, empilhadeira e uma esteira, que devem estar em funcionamento nos próximos meses. As máquinas serão utilizadas pelas famílias no trabalho de separação e acondicionamento dos materiais recicláveis.
O Ecoponto vai funcionar no Bairro Industrial e está em fase final de implantação. Quando entrar em funcionamento (data ainda será confirmada) receberá materiais recicláveis e proporcionará às famílias -que vivem da venda de resíduos- ter um local adequado para classificar o material, enfardar, comercializar e obter renda.
A construção do Ecoponto faz parte de um grande projeto na área de gestão de resíduos. O trabalho inclui a realização de campanhas de orientação e incentivo a separação do material, a instalação de contêineres nas ruas, em substituição as lixeiras e a coleta mecanizada.
O bairro Jaime Seiti Fujii foi o primeiro a receber o novo modelo de coleta. O projeto está em fase de teste e a previsão é expandir o sistema para todo o município. A prefeitura ressalta que, se não houver o envolvimento da população, o investimento não trará resultado.
Os R$ 300 mil para compra de maquinários foram aprovados pelos vereadores, durante sessão da câmara de Lucas do Rio Verde.