A primeira etapa do projeto para reforçar a segurança na cidade prevê a instalação de 20 câmeras de monitoramento em locais estratégicos – entradas e saídas da cidade, escolas, praças e nos principais cruzamentos, nas próximas semanas. Na segunda fase serão mais 10 câmeras. As imagens serão geradas para uma central da polícia que identificará envolvidos em delitos, crimes e também para tomar medidas preventivas. Através das imagens será possível identificar placas de veículos em até 2.700 metros de distância. Cada câmera é de 360 graus.
A prefeitura de Nova Mutum e o Grupo de Gestão Integrada (GGI) está coordenando o projeto. O secretário executivo Geder Genz informa que os investimentos ultrapassam o valor de R$ 2 milhões.
O monitoramento deste sistema será feito na prefeitura durante 24 horas e cerca de 20 servidores estarão atuando no sistema, onde trabalharão em turnos revezados de oito horas diárias.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum, Alexandre Saito, a implantação deste sistema será de extrema importância para a classe empresarial. “Temos observado nesses últimos dias muitos roubos e furtos no comercio local, e esse trabalho vai nos dar mais segurança e inibir a ação de meliantes”, disse Saito.