Os moradores do assentamento São Pedro II, em Paranaíta, liberaram a MT-208 nas proximidades da divisa com Alta Floresta, após acordo com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), Salvador Soltério de Almeida. A representante dos assentados, Leonora Leão, explicou, ao Só Notícias, que foi prometido o levantamento das informações e demandas necessárias para a regularização da área a partir da semana que vem. O laudo deve sair em 30 dias.
Leonora afirmou que se a promessa não for cumprida, os assentados voltam a bloquear a rodovia. “Ele [superintendente] me pediu um voto de confiança e nós demos, pois de mentiras estamos cansados. Se o laudo não for positivo, a União tem compromisso de providenciar uma outra área para as famílias”.
O manifesto começou, ontem pela manhã, mas a liberação da rodovia ocorreu por volta das 12h. Hoje pela manhã foi retomado e a pista liberada no final da manhã com a promessa do superintendente do Incra. Apenas viaturas policiais e ambulâncias puderam passar.
Cerca de 200 famílias vivem no assentamento, que tem cerca de nove mil hectares. Os moradores querem a regularização fundiária, necessária para que tenham acesso aos programas sociais do governo estadual e federal, além de melhor infraestrutura.