PUBLICIDADE

Sinop: greve da educação enfraquece e várias escolas retomam aulas

PUBLICIDADE

A greve dos profissionais da Educação, que chegou a ter 90% de adesão no início, vem perdendo força a cada dia. A secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira, confirmou, ao Só Notícias, que cerca de sete mil do total de 13 mil alunos da rede municipal já estão de volta às salas de aulas.

Seis escolas já retomaram integralmente as aulas (Maria Amaro, José Reinaldo, Armando Dias, Willibaldo, Silvana e Rodrigo Damasceno) e outras quatro voltaram parcialmente (Valter Kunze, Aleixo Schenatto, Jardim Paraíso e Belo Ramo). Além delas, doze creches municipais também já retomaram atendimento integral. Três permanecem fechadas (Neuza Graffi, União e Tarsila do Amaral) e a creche Santo Antônio está com atendimento parcial.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Sinop, Sidinei Cardoso, disse que ainda não tem o número preciso de quantos professores desistiram da greve. “Com o prefeito indo na TV e ameaçando exonerar quem não retornar ao trabalho, muito voltaram e com esse ato covarde abriram mão do sonho das 30 horas”.

Ela negou que já esteja sendo cogitado o fim da greve. “Mesmo com vários retornando, ainda temos um bom número de profissionais efetivos em greve e aguardaremos o diálogo e uma contraproposta do prefeito para depois chamarmos para uma assembleia e avaliarmos. Não há motivos para acabar com a greve”.

A greve começou no dia 21 do mês passado e os profissionais querem a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, além da equiparação salarial com os valores recebidos pelos professores da rede estadual. Estes trabalham 30 horas semanais e recebem R$ 1.747. Os municipais cumprem 40 horas e ganham R$ 1.697. Atualmente, o município conta com 1,4 mil professores.

A prefeitura, por sua vez,  alega que está no limite prudencial, não pode atender as reivindicações e entrou com uma ação pedindo a ilegalidade da greve. O prefeito Juarez Costa determinou corte no pagamento pelos dias não trabalhados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE