O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, confirmou que a instalação de radares, lombadas eletrônicas e avanço de sinal foram concluídas em várias avenidas e ruas, com principal objetivo de reduzir o número de acidentes. A partir do dia 27, motoristas que não respeitarem os equipamentos de monitoramento do trânsito poderão ser autuados e pagar multa.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que só no primeiro semestre deste ano, 2.232 pessoas foram atendidas no Pronto-Socorro vítimas de acidentes de trânsito.
A avenida Beira Rio foi a primeira a receber as lombadas eletrônicas nos dois sentidos. De acordo com Figueiredo, o equipamento já passou pela inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e está pronto para funcionamento. Além deste, mais 3 equipamentos estão em fase de instalação. “Após a fixação da lombada eletrônica na avenida Mato Grosso ser concluída pelo consórcio, e passar pela inspeção do Inmetro, começaremos a campanha de orientação junto aos motoristas”, diz o secretário.
Com duração de 10 dias, a campanha está prevista para ter início hoje e consistirá na entrega de panfletos, orientação por agentes de trânsito no local de instalação dos equipamentos e mídia em todos os veículos de comunicação. “A princípio será aplicada apenas multas educativas, sem custo financeiro. Mas após esse período, o motorista infrator responderá pelas imprudências cometidas”.
O condutor só será autuado e multado caso ultrapasse em 10% a velocidade máxima estipulada em cada equipamento. “As multas serão válidas para motoristas de todo o país e serão entregues via correio na casa do motorista, no prazo de 7 a 10 dias, por meio do sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf)”, explica o secretário.
Ele diz ainda que após receber a multa o condutor terá o prazo de 30 dias para recorrer. O dinheiro arrecadado com os valores das multas irá para um fundo gerido pela Prefeitura de Cuiabá e será revertido para ações voltadas para o próprio trânsito da capital.
Um radar fixo também é instalado na avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto da Rodoviária, e um detector de avanço de sinal vermelho no cruzamento entre as avenidas Tancredo Neves e General Mello. O Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito (CMT) pediu o prazo até o dia 25 deste mês para a conclusão das instalações. A expectativa é de que até o final do ano, as instalações estejam 100% concluídas.
O secretário informou que o estudo para a implantação dos equipamentos de monitoramento do trânsito foi realizado por técnicos da pasta, que se basearam no número de veículos e pessoas que circulam em cada avenida (contagem de tráfego), em dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e em um levantamento feito por engenheiros de trânsito.
Fato este que foi criticado pelo titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, o delegado Christian Cabral, que diz que, em momento algum a prefeitura procurou o órgão para que houvesse uma interação entre as competências. “A Polícia Civil atende a todos os acidentes com vítimas fatais o que, consequentemente, nos proporciona saber os locais com maior incidências de trânsito”.
Ele fala ainda que o resultado poderia ser melhor caso houvesse uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia. “Em sintonia teríamos melhores resultados. Reduziríamos o número de mortes, de famílias desestruturadas e até mesmo o prejuízo financeiro causado pelos acidentes aos cofres públicos”.
O delegado deixa claro que, ainda assim, acredita que a medida seja válida. “Toda ação voltada para a punição e reeducação dos nossos motoristas, a fim de preservar vidas e melhorar o trânsito, é importante. Espero que os radares ajudem a minimizar os problemas que já se tornaram corriqueiros entre os motoristas cuiabanos”.
O presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB), José Antônio Duarte Alvares também tem acompanhado a instalação dos radares na capital e vê a medida como de extrema urgência. “Cuiabá precisa desses equipamentos há muito tempo. Infelizmente, o trânsito ainda é uma das principais causas de mortes em nossa capital e esperamos que a situação seja revertida com essa nova medida”.
Alvares elogia, inclusive, a forma como todo o procedimento é realizado. “Fomos convidados a participar dessa conquista, juntamente com o Município e o Batalhão de Trânsito. Estamos cumprindo o nosso papel com rigor e acreditamos que todos os envolvidos também, o que resultará em um belo trabalho”.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) constatou no primeiro semestre que 47 pessoas morreram em acidentes. A maioria é homens (61,7%) com faixa etária entre 30 e 35 anos (17%). Os principais tipos de acidentes são colisões (49%), consideradas homicídio culposo na direção de veículo (36,2%) e aconteceram em zona urbana (76,6%) e principalmente aos sábados e domingos (55,4%), entre 6h e 12h. A BR-364 teve maioria das colisões (15%), avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Rodovia Palmiro Paes de Barros, ambas com 8,5%.
(Atualizada às 09:43hs)