A recuperação da ponte de madeira com 100 metros de extensão, no rio Arinos, ligando Nova Mutum a São José do Rio Claro, na MT-235, ainda segue indefinida. A estrutura foi destruída pelo fogo, em 29 de julho do ano passado. O secretário municipal de Obras e Viação Pública, Onésio Botelho, explicou ao Só Notícias, que a pasta estadual de Transporte e Pavimentação Urbana confirmou que vai arrumá-la, mas não tem previsão de quando.
Segundo o secretário, o governo informou que uma equipe trabalha na recuperação de outra ponte, na mesma rodovia, ligando a comunidade Pontal do Marape a São José do Rio Claro. “Somente após término destas atividades é que começa a recuperação da ponte queimada”, explicou. Não há previsão para o encerramento das ações.
Enquanto a ponte não é reconstruída, o tráfego de centenas de pessoas continuará comprometido. A rodovia liga São José a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde chegando até a BR-163. Há grande número de produtores, comerciantes, moradores das três cidades que utilizam a via e agora terão que andar, em média, cerca de 70 quilômetros a mais, pela MT-235.
O acesso a São José também pode ser feito via MT-249 ou pela região de Tapurah-Nova Maringá. Esta ponte foi construída em 2006, na segunda gestão de Adriano Pivetta, quando foi aberta a MT-235.