Um projeto inovador em Mato Grosso tem o intuito de promover o uso de bicicletas como meio de transporte viável e efetivo, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, reduzindo quantidade de veículos e motos no trânsito. Já foram adquiridas pela administração municipal 300 bicicletas, que são destinadas aos funcionários públicos. O prefeito em exercício, Miguel Vaz, explicou ao Só Notícias, que o projeto inicialmente contemplou funcionários das secretarias de Saúde, Educação e Gestão, mas está sendo ampliado para todos os funcionários, devido ao grande sucesso alcançado.
“Todo servidor que quiser aderir, pode fazer sua inscrição. Ele deve utilizar a bicicleta como seu meio de transporte para o trabalho pelo menos três vezes por semana. A bicicleta não é doada ao funcionário, é do município que faz uma cessão de uso”, destacou. “Pretendemos interligar vários pontos com ciclovias, para facilitar a locomoção”, acrescentou.
Além de incentivar o servidor a ter uma melhor qualidade de vida, a saúdem através de exercício físico, o projeto também vem de encontro a um estilo de vida mais ecologicamente correto, diminuindo o uso de carros e motos, causando menos consumo de combustível e menos poluição.
O projeto deve ser lançado nos próximos dias, com passeio ciclístico. Os servidores públicos não são os únicos à aderirem a proposta, de acordo com Miguel. O município dispõe de vários grupos de ciclistas ou bikers, como são chamados por alguns, que praticam o ciclismo como esporte ou exercício físico e a substituição dos veículos motorizados pode crescer, com a melhoria e ampliação das ciclovias.
O uso da bicicleta como meio de locomoção é bastante incentivado em cidades do Paraná, como Curitiba e Toledo, que já se tornaram referências com esse meio alternativo de transporte.