Após a liberação dos voos comerciais pela Agência Nacional da Aviação (Anac), na última terça-feira, uma empresa aérea já incluiu novamente o aeroporto municipal em sua rota e passa a comercializar passagens para voos diários de grande porte a partir do dia 15 deste mês, tanto de saída quanto de destino à Alta Floresta.
O aeroporto foi parcialmente interditado, no último dia 23, devido ao não cumprimento de algumas normas no Plano de Segurança. Devido a isso, houve suspensão dos voos diários de aeronaves com capacidade para até 70 passageiros. Apenas aeronaves com capacidades menores podiam operar. A empresa ainda tentou buscar uma alternativa com dois voos por semana também com carga menor de transporte.
O secretário municipal de administração, Doglas Arisi, informou que a documentação e os planos estratégicos de segurança foram todos normalizados e já está apto a operar normalmente. O aeroporto está incluído entre os 13 de Mato Grosso que receberão investimentos para ampliação. De acordo com o secretário, as obras estavam orçadas em R$ 22 milhões, porém, foi incluída a construção de um saguão de carga e descarga, podendo chegar a R$ 30 milhões.
O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros e a pista de pouso e decolagem será alargada, passando para 2,5 mil de comprimento e 45 metros de largura. “Teremos uma pista de nível internacional, podendo receber aviões de grande porte”, destacou Arisi.
Além das melhorias citadas, o aeroporto receberá investimento na área de segurança, sinalização para facilitar o tráfego aéreo, hangares e estacionamento para carros. Técnicos de uma empresa credenciada Agência Nacional de Aviação Civil já estiveram no município elaborando estudo de viabilidade técnica.