A ciclovia da avenida das Itaúbas, que terá extensão de pouco mais de 2,4 km, está na fase de pavimentação. Após a preparação do solo, compactação e o nivelamento do canteiro, foi feita a “aclimação”, fase final antes de receber a camada asfáltica final. O secretario de Obras, Marcos Lopes, informou que será utilizado o asfalto CBOQ.
O projeto de revitalização da avenida terá ainda ilhas de convivência (nas rotatórias) com bancos, academias ao ar livre, playgrounds e quiosques. O paisagismo será organizado pela empresa vencedora da licitação.
A avenida recebeu asfalto na duplicação que compreende desde a avenida dos Flamboyants até a Perimetral Sul. Além de desafogar o trânsito intenso entre duas regiões de grande densidade populacional, melhorou o tráfego de veículos, inclusive pesados.
A terraplanagem utilizou mais de 24 mil m³ de terra. E para a drenagem, 2782 tubos foram colocados e 700 aduelas de concreto com dois metros de comprimento por dois metros de altura. A avenida está em um local privilegiado devido às áreas de preservação permanente que estão na região.
O asfaltamento proporciona a valorização econômica e imobiliária dos bairros atingidos. A Itáubas está incluída no projeto de revitalização de praças públicas, rotatórias e avenidas. Entre as mudanças estão: canalizar os valetões para eliminar focos de dengue, acumulação de lixo e dejetos domésticos, transformando suas superfícies em pistas de caminhada e ciclovias. Além de promover uma arborização correta orientada pelo meio ambiente local com espécimes da região, nativas ou não.