O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Osmar Isoton, fez um alerta à população para que se evite utilizar o fogo para limpeza de áreas ou manejo de pastagens neste tempo seco. O período proibitivo de queimadas na zona rural ou urbana em Mato Grosso iniciou no dia 15 deste mês e vai até o dia 15 de setembro.
Para ele, os moradores devem se conscientizar dos problemas que isso causa. “Toda a sociedade é consciente que as queimadas trazem muitas consequências, principalmente relacionadas a problemas respiratório. Por isso, as denúncias são fundamentais para evitar um grande foco na região”.
Além da secretaria, as denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Servidores da pasta já vem realizando orientações para evitar as queimadas. “Estamos orientando a comunidade para que não faça queimada. Se constatarmos esse tipo de ocorrência, vamos cumprir a lei e os responsáveis serão penalizados”.
No mês passado, a Sema emitiu um comunicado apontando que a fiscalização seria intensificada. Quando um foco de calor for detectado, uma equipe irá até o local e abrirá um procedimento para avaliar as sanções administrativas possíveis.