O Exército ainda não tem previsão para começar as obras do Batalhão de Infantaria Motorizada, em Sinop. O 3º Grupamento de Engenharia de Construção, sediado em Campo Grande (MS), no Comando Militar Oeste, informou que está elaborando o projeto executivo, mas com perspectiva de finalização no início de 2015. O Exército apontou, em nota enviada ao Só Notícias, que as demais definições relativas às obras dependem do andamento do projeto que está sendo trabalhado. “Com o projeto executivo pronto, serão realizados os processos licitatórios. Portanto, não é possível prever o início das obras, seu cronograma e outras fases de execução dos trabalhos”, acrescentou.
No início do mês, lideranças políticas reforçaram ao ministro da Defesa, Celso Amorim, a necessidade de empenho e liberação do dinheiro previsto em emenda de bancada, ao Orçamento da União, destinada para iniciar a construção do Batalhão. A orientação havia sido repassada pelo secretário-executivo, Luiz Azevedo, em audiência na Secretaria de Relações Institucionais, para liberação dos recursos. Pelo menos R$ 13 milhões já foram destinados à nova unidade.
A obra terá um custo total de aproximadamente R$ 75 milhões e a área também vai sediar a vila militar, onde residirão os integrantes da unidade que fortalecerá ainda mais as ações de defesa e segurança na região Norte de Mato Grosso. O batalhão terá capacidade de formar 800 soldados por ano.
A pedra fundamental foi lançada em março, em uma área de 112 hectares, que fica ao lado da subestação da Eletronorte, no bairro Alto da Glória, às margens da BR-163.
(Atualizada às 09:05h)