PUBLICIDADE

Projeto que recolhe óleo usado em casas e comércio é implantado em Sorriso

PUBLICIDADE

Sorriso também passa a contar, a partir de hoje, com o projeto Novo Óleo. Idealizado pela Fiagril, o objetivo da iniciativa é dar o destino correto aos resíduos de óleo de soja tanto de residências quanto de estabelecimentos comerciais. Para isso, é preciso guardar o óleo que sobra das frituras em garrafas pet e solicitar o recolhimento pelo “dique-óleo”. Cada dois litros de óleo dão direito a um cupom e, três cupons permitem a troca por um recipiente de 900 ml de óleo novo.

Além disso, em parceria com o Sidredi, no fim do ano todos os participantes da coleta em residências concorrem a bicicletas. Para viabilizar a coleta do óleo, a prefeitura cedeu uma motocicleta para o projeto. O termo de cessão de uso do veículo foi assinado, esta manhã, em cerimônia na prefeitura.

Para os estabelecimentos comerciais, cada 50 litros de óleo usado são trocados por cinco litros de produtos de limpeza. Após a coleta, o óleo será colocado em um tanque de decantação propício e em seguida será encaminhado para um reservatório, e, posteriormente, depositado em tambores e levado até a fábrica de biodiesel da Fiagril, em Lucas do Rio Verde.

O projeto nasceu em Lucas do Rio Verde foi implantado em Sinop e também em Nova Mutum.

A atitude sustentável, além de ter reversão econômica, seja com o óleo novo ou com o produto de limpeza, é ainda mais rentável para o meio ambiente. De acordo com cálculo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), cada litro de óleo recolhido representa a preservação de 20 mil litros de água. O resíduo do óleo de soja quando destinado incorretamente, entope tubulações, afeta o sistema de tratamento de esgoto, impermeabiliza o solo, contamina o lençol freático, causa danos à fauna aquática, prejudicando assim as populações ribeirinhas e as cidades que são abastecidas por essas águas.

Além da coleta em casa, também serão disponibilizadas caixas para receber o óleo em alguns pontos da cidade, como o Ganha Tempo. Como exemplo de reaproveitamento, as caixas coletoras, que devem abrigar o óleo embalado em recipientes adequados, são feitas com  embalagens de creme dental usadas.

O cidadão interessado deve ligar no 3545-7970 e solicitar o recolhimento.

(Atualizada às 17:47h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE