PUBLICIDADE

Provas para primeira CNH serão automatizadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A partir de 25 de agosto, em Mato Grosso, as provas de direção para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão totalmente automatizadas e o resultado sai na hora. No Estado, 120 carros equipados com câmeras serão utilizados para os testes e as filmagens podem ser usadas em casos de contestação de resultado ou quando houver suspeitas de corrupção dos examinadores. A empresa contratada não cobrou pelo projeto, porém, cada aluno terá que pagar R$ 104 para realizar a prova, o que significa, apenas em Cuiabá, R$ 52 mil por semana.

Os testes começam em Cuiabá e Várzea Grande, depois em Rondonópolis em 1º de setembro e no Norte do Estado os primeiros veículos equipados com câmeras e sensores começam a ser utilizados em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Sinop. As últimas cidades dessa primeira fase são Barra do Garças e Primavera do Leste, no dia 22 de setembro.

Além das câmeras, o sistema utiliza sensores que detectam quando o veículo encosta na baliza ou se a seta não for acionada no momento certo. Examinador e alunos precisam se identificar através da digital para dar início ao teste e os resultados são enviados para o sistema central através de um tablet, ao mesmo tempo que a prova é realizada.

Outros nove estados passam pelo mesmo processo, que cumpre determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Outro ponto que irá mudar a avaliação é que a mesma prova será avaliada por três examinadores diferentes, para reduzir os problemas em relação a resultados incorretos.

Para o diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Hélio Silva, um dos objetivos é reduzir o tempo de espera entre a aplicação da prova e o recebimento da CNH. “No interior temos municípios em que a espera chega a 30 dias e será reduzido a pouco mais de uma semana. Também iremos trabalhar para que em Mato Grosso possamos implementar benefícios que já são utilizados em outros estados, como a impressão da carteira de habilitação em até uma hora após o final do teste e também a possibilidade de entrega da CNH em casa”.

O sistema também irá auxiliar nas provas para a categoria A e no pátio de exames com motos serão instaladas câmeras de monitoramento, além de sensores nos veículos para registrar os movimentos da moto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE