O Departamento Nacional de Infraestrutura começa arrumar em 20 dias, o trecho da BR-163 em Nobres que cedeu, na Serra da Caixa Furada, e pode desabar. A superintendência regional informou, em nota enviada ao Só Notícias, que já tomou conhecimento, no final de abril, coincidindo com o fim do período chuvoso, em decorrência de problemas relacionados a natureza do solo local e do afloramento do lençol freático. “Profissionais do quadro de servidores desta autarquia, especialistas em geotécnica contenções, efetuaram inspeções no local. Foram também realizadas sondagens e demais estudos cabíveis para definição de solução técnica para a contenção da encosta e reconstrução do pavimento”, explica o DNIT.
O órgão ainda destacou que “o segmento está sendo diariamente monitorado por técnicos residentes, não apresenta riscos iminente[…]. O trânsito no local atualmente está operando em pista simples, devidamente sinalizado, sem restrições”.
A Serra da Caixa Furada possui nove quilômetros de extensão e está localizada entre o município de Nobres e Posto Gil. A duplicação da serra está dentro do escopo de trabalho das obras de duplicação de um trecho 45 quilômetros na região Médio-Norte. Orçada em R$ 227 milhões, a obra foi licitada em 2010 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e até o momento não foi concluída.
O gasto estimado com o trecho a ser reparado não foi confirmado. Só Notícias questionou se a empresa responsável deve sofrer penalidades, já que as obras são recentes, no entanto, não obteve resposta.