PUBLICIDADE

Cuiabá: furto de tampões da rede de esgoto aumenta 84%

PUBLICIDADE

Cento e trinta e oito tampões da rede de esgoto foram furtados só no primeiro semestre deste ano, em Cuiabá. Segundo a CAB, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto, o número quase duplicou, chegando a um aumento de 84% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 75 furtos foram registrados.

As tampas servem para proteger os locais de acesso à rede de esgoto, que tem de 1,4 metros a dois metros de profundidade. Estima-se que na capital existam cerca de dez mil tampões. Os roubos são motivados pela venda das peças, que custam em média R$ 1.035.

Segundo o engenheiro da área de redes de esgoto, Noé Rafael da Silva, os furtos das tampas dos poços de visita são realizados por pessoas que possuem conhecimento técnico sobre manutenção de rede. “Não é fácil abrir uma tampa. Quando se fecha o tampão ele cola na abertura do poço e para soltar é preciso dar marretadas. O que requer conhecimento técnico”.

Para evitar esse tipo de crime a concessionária diz que continuará vigilante e pretende instalar os chamados “tampões capoeira”. Tampas redondas de ferro fundido acopladas em placas quadradas de concreto, uma medida que não impede totalmente os furtos, mas dificulta a ação criminosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE