Representantes do governo da Rússia e do Comitê Organizador da próxima Copa do Mundo, em 2018, visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, esta manhã. Eles conheceram a estrutura de videomonitoramento e segurança para o mundial, em Cuiabá.
A comitiva composta por 35 membros acompanha o mundial nas cidades-sedes para troca experiências. Todos foram recepcionados pelo gerente de operações de Segurança para a Copa do CICCR, delegado Marcos Veloso e Silva, que apresentou aos russos o passo a passo do acompanhamento em tempo real da movimentação da delegação Russa, que disputa partida com a Coreia do Sul, às 18 horas (horário de Mato Grosso), na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O adido civil da Embaixada da Federação Russa, Nikita Mura Viev, disse que a visita foi bastante produtiva e que os governadores de regiões Russa gostaram do funcionamento do CICCR. "A estrutura montada pela segurança de Mato Grosso vai servir como mais uma experiência para a Russia durante a Copa de 2018".
O gerente de operações de Segurança na Copa, Marcos Veloso, informou às autoridades russas, que o Centro Integrando de Comando e Controle Regional faz parte de um sistema nacional, cujas informações são encaminhadas para uma central, em Brasília. "Nosso planejamento para a Copa iniciou em 2007 e a equipe que compõe o CICCR foi formada há cerca de 1 ano para estreitar o planejamento das ações de segurança".
Pelos telões do CICCR, o gerente de operações mostrou à comitiva o acompanhamento da visita do vice 1º ministro da Rússia, Arkady Dvorkovich, desde o monitoramento do comboio, segurança, escolta e batedores do hotel até o Palácio do Governo de Mato Grosso.
A Embaixada Russa estima cerca de 6 mil torcedores, prestigiando o primeiro jogo da seleção do seu país, em Cuiabá.
Também conheceu a estrutura do CICCR uma equipe de apoio do consulado temporário da Embaixada da República Coréia, em Cuiabá.