O estudo de viabilidade técnica e econômica para concessão de 3 rodovias estaduais em Mato Grosso, mediante pedágio, aponta a necessidade de pouco mais de R$ 306 milhões para as melhorias físicas necessárias. Trata-se de uma extensão de 230 quilômetros na MT-246, do entroncamento com BR-364 (Bauxi) com o da MT-343 (Barra dos Bugres); MT-343, do entroncamento da MT-246 (Barra dos Bugres) com o da MT-358 (Assari) e da MT-358, do entroncamento com o da MT-343 (Assari) ao da BR-364 (Campo Novo do Parecis). O volume médio diário constatado foi de 27.746 veículos.
Só Notícias teve acesso ao estudo detalhando as pesquisas com base na não participação do estado no custo da construção e 30% de recurso próprio do investidor, e, conseqüentemente 70 % de empréstimo contraído por ele. “Sem a participação do estado no investimento inicial, a tarifa do pedágio foi de R$ 6,50, tendo um retorno financeiro para o estado de R$ 97,7 milhõs decorrente de impostos cobrados, com taxa de retorno do investidor em 9,68%”, é destacado.
No levantamento, a contagem volumétrica classificatória de veículos consistiu em quantificar e classificar por tipo o volume que trafega por um determinado trecho da rodovia, durante um determinado intervalo de tempo. As contagens foram feitas em 4 postos distintos situados estrategicamente nas rodovias MT-246, MT-343 e MT-358, em ambos os sentidos de tráfego, durante sete dias ininterruptos.