O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 20 milhões, apreendeu seis tratores, um caminhão e dois “correntões” de 30 metros cada, que eram utilizados em desmatamentos ilegais em Mato Grosso. O total de áreas embargadas somaram 10.770 hectares, equivalentes a mais de dez mil campos de futebol. Este é o saldo da operação “Caryocar” iniciada em novembro do ano passado e finalizada no mês passado.
As fiscalizações foram concentradas nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, General Carneiro, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Santa Rita do Trivelato e Torixoréu. A operação contou com 13 agentes e teve como objetivo principal a proteção do bioma Cerrado, em Mato Grosso.
Por meio da assessoria, o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, disse que “mais importante que as multas aplicadas aos infratores foi a presença institucional nas regiões fiscalizadas”.
O nome da operação é uma homenagem ao pequizeiro (Caryocar brasiliense), árvore típica do Cerrado e de grande importância socioambiental. O bioma Cerrado é muito importante para o país, pois concentra as principais nascentes dos rios brasileiros e possui uma rica biodiversidade.
(foto: assessoria)