Faltando três dias para o início dos jogos da Copa do Mundo, os turistas começam a chegar em Cuiabá. Entre os primeiros estão os chilenos, que aproveitam também para conhecer os principais pontos turísticos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 20 mil chilenos devem circular pela capital a partir do dia 11 de junho, entre eles os jogadores da seleção. Grande parte dos torcedores da localidade de Santiago virão de ônibus e carros em caravanas.
O grupo estará acompanhado de escolta da polícia federal chilena e tem acampamentos organizados por todo o trajeto. Depois de Cuiabá os torcedores seguem para Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O jornalista chileno Christian Borgeaud, 27 anos, não faz parte do grupo, mas chegou à Cuiabá no último domingo (8). Veio acompanhado por outros dois colegas, que assim como ele ficam na cidade por dez dias para aproveitar o período de férias. Esta é a primeira vez que Christian vem à Cuiabá e a quarta vez no Brasil.
“Apesar de ficarmos poucos dias, queremos conhecer Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Nos disseram que é o melhor lugar do Brasil para visitar, porque é diferente de tudo o que há em outras regiões do país, quando falamos de belezas naturais”, destacou Borgeaud.
Jorge Diaz, 27 anos, é guia turístico e segundo ele, a expectativa para a partida entre Chile e Austrália é grande. “São duas seleções fortes. A Copa do Mundo faz com que os times cresçam em campo e nós vamos dar todo o apoio”.
Acompanhado pelo pai e o irmão, o estudante de sistemas eletrônicos, Matías Muñoz Moya, 20 anos, afirma com toda certeza que o Chile terá um bom desempenho. No entanto, não descarta a possibilidade do time ser campeão da Copa. “Estou feliz e ansioso para este jogo. Assim como os brasileiros, estamos conectados pela mesma paixão: o futebol”.
O chileno falou também sobre a primeira impressão que teve dos cuiabanos. ”A cidade é realmente muito quente. No Chile estamos acostumados com 4ºC, mas Cuiabá é também uma cidade aconchegante e tranquila”, concluiu. A partida entre Chile e Austrália será no dia 13 de junho, às 18h, na Arena Pantanal.