A empreiteira Odebrecht, vencedora da concessão da BR-163, deve iniciar, na segunda-feira (9), os trabalhos de duplicação da rodovia entre o perímetro urbano de Rondonópolis até o terminal multimodal da América Latina Logística. Este trecho compreende cerca de 22 quilômetros de traçado. Ao mesmo tempo, a empresa pretende acelerar os trabalhos de recuperação nos trechos entre o Posto Gil e Nova Mutum e também no contorno da rodovia em Cuiabá.
O diretor da empresa, Paulo Lins, informou que a obra de duplicação em Rondonópolis tem previsão de término em 2015. Já os outros dois trechos, a previsão é de que os trabalhos durem cerca de 12 meses. Estes são os inícios das ações da empresa que venceu a concessão para cobrança de pedágio na rodovia federal.
A Odebrecht arrematou, no ano passado, a concessão do trecho da rodovia BR-163 em Mato Grosso com uma proposta de pedágio de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados). O valor representou um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ R$ 0,055 fixado pelo governo. Ao todo, serão nove praças de pedágios.
O trecho que ficará sob concessão tem 850,9 quilômetros e vai da divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso até a cidade de Sinop. O segmento atravessa 19 municípios, alguns deles que formam o coração produtivo do Estado, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A rodovia federal é o principal canal de escoamento da safra agrícola, mas também a mais perigosa e a campeã em número de acidentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O prazo de concessão é de 30 anos. Nesse período, a concessionária terá que fazer obras de duplicação e manutenção da rodovia, além de implantar melhorias.