O governador Silval Barbosa conduziu, hoje, a primeira de uma série de reuniões institucionais com o objetivo de repassar todas as informações sobre os preparativos para a Copa do Mundo, que inicia na próxima semana e tem a capital mato-grossense como uma das cidades-sede. Aos presidentes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, do Tribunal de Contas, Valdir Teis, e da Asssembleia Legislativa, Romoaldo Júnior, pontuou as ações finalizadas e esclareceu como será conduzido o evento diante de imprevistos.
O fechamento do exercício de 2014 com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a garantia de governabilidade até o último dia da atual gestão também foram temas tratados pelo governador. Silval garantiu aos representantes dos Poderes o andamento normal de todos os programas lançados pelo Governo, como o MT Integrado. A exemplo do que vem sendo feito junto ao staff estadual, o governador pediu austeridade nos gastos públicos, destacando que “Mato Grosso fechará o ano no azul”.
Na saída da reunião, Silval atendeu jornalistas e assegurou estar “tranquilo” em relação à Operação Ararath. Sem condições legais de detalhar pontos da sua defesa, uma vez que o processo está sob segredo de Justiça, o governador disse que advogados contratados por ele estão analisando o processo e lamentou que fatos estejam sendo trocados por versões. “Ninguém fala pelo cidadão Silval Barbosa. Somente eu”.
Provocado a respeito de uma nota promissória que apontaria para um empréstimo feito por ele, Silval rebateu: “como que eu pego o dinheiro de um cidadão e é ele quem assina como emitente da nota promissória e eu apareço como avalista?”. O governador reafirmou a disponibilidade de prestar quaisquer esclarecimentos às autoridades, mas vê alguns equívocos e abusos.
Em relação ao cumprimento de um mandado judicial na residência dele, o governador relatou que os policiais federais foram em busca de um “caderno que não existe e encontraram uma arma com registro vencido”. Frisou que partiu dele a iniciativa de comparecer à sede da PF para os devidos esclarecimentos.
Amanhã, a partir de 8h30 o governador Silval Barbosa, dando prosseguimento à agenda de encontros institucionais, vai receber os prefeitos de Cuiabá, Mauro Mendes, e o de Várzea Grande, Wallace Guimarães.