Prossegue, hoje, sentido Itaúba, o comboio que está transportando o primeiro rotor de uma turbina da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada no município de Paranaíta, na fronteira com o Pará. Por onde passa, a peça gigante chama a atenção da população local. Ontem à tarde, foi a vez de vários sinopenses pararem para vê-la. O comboio fez uma parada na saída de Sinop e seguiu viagem esta manhã.
Com peso de 270 toneladas, tem cerca de seis metros de altura e nove metros de diâmetro. O transporte recebe a escolta de policiais rodoviários federais desde a sua chegada a Mato Grosso. Outros quatro rotores serão enviados ao Estado.
A carreta que transporta a peça gigante anda em velocidade média de 15 km/h, faz paradas obrigatórias a cada 30 quilômetros percorridos. A peça saiu de uma fábrica em Taubaté (SP), em janeiro, foi até o porto de Santos (SP), seguiu pelo mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres.
Motoristas que estão se deslocando para o Nortão podem se preparar para determinados momentos de lentidão no tráfego. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cargas superdimensionadas não podem trafegar no período noturno.
(Atualizada às 14:03h – fotos: Só Notícias/Luiz Ornaghi)