A Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo (217 quilômetros de Sinop) definiu para o dia 26 de junho, às 8h30, o júri popular de Edson de Sousa da Silva, acusado pelo Ministério Público Estadual. de envolvimento na morte de Antônio Valdinei Souza dos Santos, a pauladas. O crime aconteceu no dia 7 de agosto de 2011, por volta das 22h10, na rua Argentina, no bairro Mãe de Deus. A motivação no entanto, não é apontada.
No decorrer do processo, a defesa pugnou pela absolvição sumária do réu, “por entender que está demonstrado que o acusado agiu sob o manto da excludente da ilicitude prevista no art. 23, II e III, c/c art. 25, ambos do Código Penal”, consta na ação. Ela também postulou pela desclassificação do delito inicialmente imputado para o de lesão corporal seguida de morte, ou ainda, a desclassificação homicídio culposo. Os pedidos foram negados.
Realizado o juízo de admissibilidade, a justiça reconheceu a presença dos pressupostos da decisão de pronúncia, quais sejam, materialidade dos fatos e existência de indícios de autoria e por essa razão pronunciou o acusado.