Com o término do período chuvoso, a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) inicia os trabalhos de conservação das rodovias estaduais pavimentadas com a execução de limpeza dos dispositivos de drenagem, roçadas do mato nas laterais e revitalização da sinalização vertical e horizontal. Os serviços foram executados em alguns trechos das MTs 251, 010 e 040 e está programada para as próximas semanas a continuação dos demais segmentos rodoviários da Baixada Cuiabana que compreende os municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Acorizal.
Na MT-251, conhecida como rodovia Emanuel Pinheiro, no subtrecho entre a Fundação Bradesco e o trevo de acesso ao Manso, foram executados a roçada marginal e central para garantir a melhor visualização de tráfego aos mais de cinco mil veículos que circulam diariamente na estrada. Também foram feitos a reconstrução de alguns pontos de meio fio, a limpeza do sistema de drenagem e o reforço das sinalizações como placas e pinturas no asfalto.
Entre o município de Rosário Oeste e Acorizal a sinalização vertical e horizontal foi revitalizada simultaneamente com a limpeza do mato nas laterais da rodovia MT-010. A ação corretiva ainda realizou a implantação de ondulações transversais, popularmente conhecida como lombadas, próximo a dois pontos de acesso vicinal da estrada.
Outro segmento que recebeu os reparos na sinalização foi o trecho parcialmente duplicado da MT-040, além da construção da lombada provisória no final da pista dupla, como medida de segurança pelo fato da via estar tecnicamente em obras. A MT-060 que da acesso ao município de Poconé recebeu a limpeza do mato na faixa de domínio e o reforço da sinalização simultaneamente com a obra de revitalização da rodovia que visa a grande demanda de tráfego na região devido a Copa do Mundo de futebol.
A conservação das rodovias pavimentadas da malha viária estadual é realizada ao longo da estiagem com objetivo de corrigir os impactos do volume de água durante a época das chuvas como o crescimento constante do mato nas margens rodoviárias, a obstrução dos sistemas de drenagem e entre outros. Em 2013, foram pouco mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias conservadas em várias regiões do estado.