PUBLICIDADE

Nortão: Ibama flagra desmate, apreende tratores e multa fazendeiro em R$ 2,4 milhões

PUBLICIDADE

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram, neste final de semana, um desmate irregular com uso de “correntão” em uma fazenda, localizada no município de Feliz Natal (110 quilômetros de Sinop). Foram apreendidos cinco tratores e uma caminhonete que carregava o combustível. Toda a área desmatada foi embargada e o proprietário será autuado e deverá pagar multa que passa dos R$ 2,4 milhões.

De acordo com informações da assessoria do órgão, os operadores das máquinas disseram que sabiam que estavam agindo fora da lei, mas que cumpriam ordens. Eles usavam o correntão, prática que consiste em um trator (preferencialmente de esteira, devido à grande força) em cada extremidade de uma corrente, cujos elos chegam a pesar 30 quilos cada um, e vão puxando sobre as árvores para fazer a limpeza da área.

A fazenda vinha sendo monitorada pelo Ibama por meio de imagens de satélite. A ação rápida, que contou com uso de helicóptero, evitou a derrubada de árvores em mais de dois mil hectares, destes, torno de 450 foram abatidos. Segundo o gerente executivo do Ibama em Sinop, Waldivino Gomes, rapidez e agilidade são armas fundamentais no combate ao desmatamento ilegal. “O uso das aeronaves, veículos adaptados e imagens de satélite proporcionam precisão e agilidade para darmos o flagrante, apreendermos equipamentos e enquadrarmos na lei os culpados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE