Foi realizado, hoje, na sede das Promotorias de Justiça de Sinop, curso de capacitação para conselheiros de saúde. Além dos profissionais que atuam no município, a qualificação também é destinada aos conselheiros de Sorriso, Colíder, Alta Floresta e Nova Mutum. O curso é ministrado pelo promotor de Justiça que atua na Defesa da Cidadania em Cuiabá, Alexandre de Matos Guedes.
“A qualificação inclui abordagens relacionadas ao controle social, papel e atribuições do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público perante a sociedade, medidas de interesse coletivo e individuais e a forma de representação e os instrumentos disponíveis ao Ministério Público para adoção das medidas em prol da coletividade”, explicou o promotor de Justiça.
Segundo ele, a capacitação possibilita a troca de experiências entre os conselheiros e Ministério Público sobre a relação público X privado no Sistema Único de Saúde, integralidade e modelo assistencial. O promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto também está participando das discussões.
Além do polo de Sinop, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania, irá promover capacitações aos conselheiros municipais de saúde em mais quatro polos. O objetivo da iniciativa é promover a qualificação dos conselheiros para o exercício do controle social no SUS, além de incentivar a adoção de medidas para o acompanhamento preventivo das ações voltadas para redução das irregularidades no setor. Curso semelhante já foi realizado no polo de Cuiabá.
O próximo encontro ocorrerá no polo de Cáceres no dia 18 de julho, com a participação das comarcas de Araputanga, Comodoro, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.