A prefeitura e a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) divulgaram, hoje, o plano operacional de mobilidade para os dias de jogos da Copa do Mundo, na capital. Entre as ações, estão definidas as 45 linhas especiais do transporte coletivo que atenderão os torcedores. Os pontos de parada e os ônibus das linhas especiais estarão identificados.
As linhas sairão de pontos estratégicos para atender a rede hoteleira, o Fifa Fan Fest, os bolsões de estacionamento, a região da rodoviária, o centro da cidade, o aeroporto e os shoppings, e começarão a circular quatro horas antes dos jogos, com intervalos que variam entre 10 a 20 minutos, dependendo da linha. Além disso, nos dias de jogos, a linha especial que sai do aeroporto para o centro de Cuiabá funcionará durante todo o dia.
Os bolsões de estacionamento estão localizados na Unic e Unirondon, na avenida Beira Rio, com mil vagas na Unic e 500 na Unirondon, na Unic da rua Barão de Melgaço, que possui 400 vagas, e na avenida Miguel Sutil, no bairro Jardim Cuiabá, para 1.500 veículos e mais de 50 ônibus.
Tanto os ônibus quanto o estacionamento serão pagos. O valor da tarifa do transporte coletivo será o vigente, R$ 2,85. Já os estacionamentos serão tarifados pelas empresas que assumirem a concessão.
A orientação para os moradores que irão assistir aos jogos na Arena Pantanal é de que utilizem o transporte coletivo ou táxis, pois o estacionamento no entorno da Arena será proibido e veículos que estiverem nas proximidades serão guinchados. Nem mesmo os moradores do entorno poderão circular de carro pelas ruas que estiverem bloqueadas, a não ser que tenham sido previamente cadastrados.
As linhas normais do transporte coletivo também funcionarão normalmente nos dias de jogos. A região do Fan Fest será atendida pelas linhas 313 – Terminal do CPA 3/ Unic; 315 – Terminal do CPA 3/Unic; 314 – Bela Vista/Porto; 319 – Umuarama/Porto; 360 – Terminal do CPA/Porto; 509 – Osmar Cabral/Porto; 512 – Santa Laura/Porto; 704 – Pedra 90/Porto; e 708 – Pedra 90/Porto.