O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aderson José Barbosa, confirmou que serão desginados 15 soldados para Lucas do Rio Verde (sendo duas mulheres). O reforço no efetivo será em duas etapas. 10 serão designados até o final do ano – após concluírem treinamento básico necessário – e, os demais, em 2015. O efetivo atual é de 23 soldados que trabalham também atendendo ocorrências em Tapurah e Itanhangá.
Barbosa enviou ofício ao presidente da câmara, Airton Callai, em resposta ao pedido para aumentar o efetivo na corporação em Lucas. Callai havai exposto ao coronel dados oficiais do crescimento populacional, desenvolvimento econômico e a necessidade de aumentar o número de soldados.
“Não é novidade pra ninguém que Lucas do Rio Verde cresce acima da média e que precisa de um aumento significativo tanto no efetivo de bombeiros, quanto no das policias militar e civil. Mas se não insistirmos todos os dias, não corrermos atrás dos nossos deputados, não seremos atendidos.”
De acordo com o capitão Heitor Fernandes, o ideal seria que a região tivesse pelo menos 40 bombeiros. Por mês são registradas aproximadamente 180 ocorrências entre acidentes de trânsito, afogamentos, combate a incêndios e vistorias técnicas, informa a assessoria.