O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá, Antenor Figueiredo, será convocado para comparecer à câmara para prestar esclarecimentos sobre alguns pontos da implantação dos radares nas vias da cidade. A licitação para a contratação da empresa responsável foi realizada nesta quarta-feira (14).
Entre os pontos que farão parte do debate, estão o destino dos recursos arrecadados e como serão aplicados. Para o vereador Dilemário Alencar (PTB), é importante a realização de campanhas de conscientização de trânsito, além de garantir que os valores arrecadados resultem em benefício social.
O parlamentar disse que irá apresentar um projeto de lei para que 50% do valor arrecadado seja destinado no Fundo Municipal de Pavimentação Urbana. “Cuiabá tem uma grande carência de ruas asfaltadas nos bairros. Hoje são cerca de 200 km de asfalto”. Alencar acredita que, se aprovada, a medida garante ao município recursos para ter obras de pavimentação e recapeamento permanente.
A prefeitura realizou hoje a licitação para a contratação da empresa responsável pela instalação de radares e câmeras para o monitoramento do trânsito. O Consórcio CMT – Cuiabá Monitoramento de Trânsito ofereceu os serviços por R$ 39 milhões e foi o vencedor do certame.
Ao todo, quatro empresas participaram do pregão. Além do consórcio, demonstraram interesse as empresas Sitran – Sinalização de Trânsito Industrial LTDA, Trana Construções LTDA e Consladel – Construtora e Laços Detetores e Eletrônica LTDA.
A previsão orçamentária inicial era de R$ 43,8 milhões para a instalação de 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.
O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, explicou que nos próximos 15 dias o consórcio fará os primeiros testes com o equipamento de monitoramento. “As instalações definitivas devem começar em 30 dias e seguir por etapas até o final do ano. A partir do momento que começarem as instalações já teremos um acompanhamento em tempo real do trânsito”, disse.
Ele ainda destacou que o objetivo principal é concentrar, em uma única visão multifacetada do trânsito, todos os dados captados pelos equipamentos eletrônicos registradores de infrações e câmeras de monitoramento, instalados nas vias.
Essa visão deverá subsidiar as decisões dos gestores do órgão com informações relevantes trazidas através da análise das diversas camadas em cada cenário. O sistema irá operar como um todo, coletando os dados estatísticos de passagens de veículos e ocorrências detectados e registrados pelos equipamentos em campo e transmitindo-os para o Centro de Inteligência de Controle de Trânsito.
Estudo feito pela Secretaria apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, motivados pelo excesso de velocidade, imprudência e por serem locais com grande quantidade de pessoas.