A Polícia Judiciária Civil estará trabalhando com uma Delegacia Móvel para o atendimento à população, no período da Copa do Mundo. A unidade será empregada para ampliar a atuação e facilitar os serviços de polícia judiciária, onde haverá grande concentração de público.
São 12 ônibus distribuídos para as cidades-sedes da Copa do Mundo pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (Sesge). A operacionalização de cada veículo está a cargo das instituições contempladas.
A Delegacia Móvel é um ônibus adaptado para uso das polícias civis na Copa do Mundo. Dentro da unidade, equipe formada por delegado de polícia, investigadores e escrivães, terão acomodações e todo o aparato tecnológico para o atendimento policial, como a confecção de boletins de ocorrência e a lavratura de autos de prisão em flagrante.
Conforme o delegado Regional de Cuiabá, Douglas Turíbio Schutze, as equipes escolhidas são compostas por policiais com perfil para lidar com o público, principalmente o estrangeiro, por ter conhecimento em línguas estrangeiras, e também por ter passado por curso de capacitação para grandes eventos. "Durante todo o período da Copa a Delegacia Móvel será empregada no local que entendemos que haverá maior demanda. As equipes estarão trabalhando em regime de plantão", informou o delegado.
O veículo foi adaptado para executar toda a atividade de uma delegacia convencional de polícia, com sistema de telefonia com ramais conectados a uma central de celular e equipamentos de informática para confecção de procedimentos e impressão de documentos.
Para poder trabalhar na unidade, as equipes policiais passaram nesta semana por treinamento, ministrado pela fabricante do ônibus. O instrutor Marcos Fabri Casas disse que o equipamento é de ponta e fornece toda a estrutura para ao atendimento proposto. Segundo ele, a unidade tem gerador próprio de energia e na ausência de um fonte externa pode manter o atendimento até oito horas. "É um veículo automático que tem todo seu sistema hidráulico e digital".
A unidade móvel é equipada com notebooks, impressoras multifuncionais colorida, televisor Led, sistema de videomonitoramento externo e interno, sistema de armazenamento e gerenciamento de vídeo, rádio comunicação, roteador 3G/4G, sistema de telefonia completa, gerador de energia, além de DVD, cozinha com geladeira, bebedouro, forno micro ondas, cafeteira, mobilhas (armários, mesas, cadeiras), entre outros.
O ônibus é divido em sala para o delegado, com mesa, cadeira e notebook, de onde ele também controla imagens internas e externas, por meio de uma monitor de TV de 23 polegadas; sala de atendimento com três mesas e também equipada com notebooks; cartório do escrivão, com duas mesas de atendimento, cofre para armas e outros objetos, e cela de detenção de presos. Aos fundos da unidade está sala de descanso com um beliche, que vira sofá para sala de estar, acoplada com cozinha e o banheiro, do mesmo porte de um avião.
A acessibilidade é também outro ponto da unidade, que possui elevador para portadores de necessidades especiais.