A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, a partir de quinta-feira (15), treinamento para todos os profissionais do SAMU 192 e corporações das Policiais Civil, Militar e Federal, além de profissionais de saúde que atuarão na Copa do Mundo. O tema será preparação para atendimento pré-hospitalar em incidentes com múltiplas vítimas.
O objetivo do treinamento é preparar as equipes para atuar em incidentes que podem ocorrer em eventos como a Copa do Mundo, realizando a triagem rápida de vítimas, atendimento à saúde, montagem e organização dos postos móveis de atendimento e o encaminhamento até os hospitais.
Para o diretor geral do SAMU, João Tatsuro Katsuyama, o treinamento dará as equipes condições de entendimento e aplicação de protocolos de socorro a múltiplas vítimas. Também vai ajudar no atendimento rápido no local e na dinâmica de salvar o maior número possível de vítimas, identificando as condições clínicas das vítimas e realizando os procedimentos necessários, estabilizando o quadro clínico antes de encaminhar a vítima ao hospital, onde os procedimentos definitivos serão realizados.
Ainda segundo o diretor, o treinamento vai falar de emergências clínicas e traumáticas, com aulas teóricas e práticas. Serão abordados os conceitos de catástrofe e desastre, atendimento a múltiplas vítimas, o papel dos diversos atores, bem como a discussão da importância do estabelecimento de um sistema de comando na cena do evento e um sistema de comunicação na cena do evento. Os profissionais ainda vão participar de uma simulação prática.
A capacitação acontece amanhã e sexta-feira (16), em período integral, no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso. As palestras e oficinas serão ministradas por profissionais e Consultores do Ministério da Saúde. Cerca de 170 profissionais serão capacitados.