A prefeitura executará, na próxima semana, mais uma mudança no tráfego de veículos com o objetivo de melhorar a fluidez, principalmente, na área central da cidade. As mudanças começam a valer a partir do dia 16. De acordo com o projeto, as ruas paralelas, entre as avenidas Goiás e Tocantins, com exceção da Mato Grosso, passarão a ser ‘mão única’, no trecho em que são compreendidas pelas avenidas Amazonas e Paraná.
Cada rua terá um sentido próprio, como por exemplo, a rua Santa Fé, onde atualmente os carros trafegam em duplo sentido, com a mudança será obrigatório trafegar no sentido: Avenida Paraná – Amazonas. Já a via paralela, Rua Júlio de Castilho, terá sentido contrário, com o fluxo seguindo da Avenida Rio Grande do Sul – Paraná.
As ruas que serão alteradas já começaram a receber sinalização horizontal, na tarde desta quinta-feira (8). Em breve, as mesmas receberão as placas que farão a indicação vertical.
No Trevo do Porquinho, as mudanças estão relacionadas às conversões à esquerda. Todas elas, num total de cinco, serão proibidas. “Atualmente os condutores e pedestres se vêem em um conflito muito grande, onde não se define de quem é a preferência, gerando um perigo iminente. Já com as alterações, esse fluxo será direcionado e cada ocupante do espaço viário estará orientado sobre quais conversões são permitidas, criando assim uma segurança para todos os usuários das vias”, explica Solange Cristiane Tronco, gestora de trânsito e coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.
Além destas alterações, o projeto prevê a regulamentação de área de estacionamento em duas vias. Na Avenida das Acácias ficam proibidos circulação e estacionamento veículos acima de três eixos. Já na Avenida Amazonas, a restrição é para o estacionamento de caminhões, podendo automóveis deste porte utilizar a apenas via para circulação.